Leitura de poema

AUTORA
Professora Ana Denise B. Camargo, quartos anos

Trabalhar com a leitura diariamente é de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, porém esta deve ser prazerosa, despertar a curiosidade a e vontade de ler cada vez mais e assim conseguir compreender e interpretar aquilo que se lê. O ato de ler, não é somente emitir sons, ou seja, falar aquilo que está escrito. O ato de ler envolve a formação do imaginário, do simbólico, da criatividade, da compreensão e por que não do divertimento.

Para despertar o interesse dos aluno em ler textos sempre utilizamos atividades de pré - leitura, ou seja, buscamos através dos conhecimentos prévios dos alunos despertar o interesse dos mesmo para o tema que o texto irá abordar.

Então em uma dessas atividades conversamos sobre “borboletas”, podíamos ter feito uma roda de conversa, mas como temos em sala um aluno autista e ele fica agitado com mudanças, não fizemos a roda, só a conversa, depois colorimos algumas borboletas (azuis, amarelas, brancas e pretas), depois que já estavam bem curiosos apresentei a eles o poema “As Borboletas” de Vinícius de Morais, todos fizeram a leitura, sem seguida a interpretação, depois a reescrita do texto e por fim produzimos com a ajuda da auxiliar de sala Mari, uma linda borboleta voadora para brincar e despertar a imaginação, pois poemas expressam a beleza por meio de palavras.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reciclagem do óleo foi tema de projeto em escola de Imbituva!

Pessoas são diferentes